O QUE É?
Torcicolo congênito é uma doença que, apesar de presente ao nascimento, geralmente é observada e diagnosticada aos 2-3 meses de vida. Consiste na postura viciosa da cabeça e pescoço, ou seja, mesmo que haja estímulo visual ou auditivo para que o bebê vire a cabeça para um lado, ele não consegue.
â
â
â
â
â
â
â
QUAL A CAUSA?
A causa ainda é indeterminada, mas sabe-se que há fatores associados, como hereditariedade, mau posicionamento do bebê dentro do útero e insulto vascular do músculo esternocleidomastoideo.
â
â
O QUE A CRIANÇA SENTE?
Não há dor associada, mas pode haver nodulação ou uma "corda" palpável no pescoço.

COMO CONFIRMAR O DIAGNÓSTICO?
O diagnóstico é confirmado pela imagem ultrassonográfica.
QUAL O TRATAMENTO?
A maioria dos casos melhora apenas com fisioterapia até o primeiro ano de vida, sendo indicado o tratamento cirúrgico apenas nos casos que não apresentem melhora após esse período.
Resumo: torcicolo congênito é uma doença que, apesar de presente ao nascimento, geralmente só é observada e diagnosticada aos 2-3 meses de vida. Consiste na postura viciosa da cabeça e pescoço, ou seja, mesmo que haja estímulo visual ou auditivo para que o bebê vire a cabeça para um lado, ele não consegue. Não há dor associada e pode haver nodulação ou uma "corda" palpável no pescoço. A maioria dos casos melhora apenas com fisioterapia até o primeiro ano de vida, sendo indicado o tratamento cirúrgico apenas nos casos que não apresentem melhora após esse período. Não deixe de procurar o especialista para confirmar e orientar o tratamento correto!
â
â
Ainda ficou com dúvidas? Marque uma consulta ou deixe sua pergunta.