top of page

As deformidades angulares e rotacionais dos membros inferiores durante o crescimento da criança são condições ortopédicas frequentes e que muito preocupam os responsáveis. São na maioria das vezes alterações fisiológicas, ou seja, fazem parte das “etapas do desenvolvimento”, de caráter benigno e em sua maioria com resolução espontânea, quer dizer, assim como surgiram, com o tempo e paciência, elas desaparecem.

Dessas alterações, as mais comuns se referem aos quadris e os joelhos, sendo importantes causas de consultas na ortopedia pediátrica. Nos quadris, o desvio rotacional interno (“joelho para dentro”), conhecido como anteversão femoral, é o mais comum, e muitas vezes é observado pelos pais como "meu filho anda com o pé virado para dentro”. Na verdade, todo o membro inferior está rodado, por causa da anteversão femoral, não só o pé. Com o passar dos anos, essa anteversão diminui e os membros se alinham.

Nos joelhos, o desvio angular campeão de “queixas” é o varo (“joelhos para fora” ou “pernas arqueadas”), estando presente em crianças desde o nascimento até cerca de 3 a 4 anos, sendo também uma “etapa normal” do desenvolvimento, devendo-se ter paciência para que o tempo resolva tal alteração sozinho. No entanto, mesmo que essas alterações sejam frequentes e benignas, devem ser observadas pelo especialista, uma vez que existem doenças que, em menor frequência, também podem provocar tais alterações. Um simples exame físico bem feito e o acompanhamento da evolução desses desvios é o suficiente para afastar a possibilidade de doenças. Sendo assim, procure o especialista!

​

​

JOELHOS VAROS (PERNAS ARCADAS)

Areas of Expertise
bottom of page