top of page

O QUE É?

A diferença de tamanho/comprimento entre os membros inferiores é considerada uma variação da normalidade e sem necessidade de tratamento cirúrgico, se for menor do que 1-2 cm.

​

 

QUAL A CAUSA?

As causas são variadas, desde uma doença congênita (da infância) até sequela pós-trauma/fratura acometendo os membros inferiores. 

​

O QUE A CRIANÇA SENTE?

Marcha claudicante pela diferença de tamanho, e pode haver dor, principalmente na coluna lombar.

 

COMO CONFIRMAR O DIAGNÓSTICO?

A radiografia panorâmica dos membros inferiores ou escanometria dos membros inferiores é suficiente para diagnosticar e quantificar essa diferença entre os membros inferiores.

​

 

QUAL O TRATAMENTO?

O tratamento depende da discrepância, da causa e da idade do paciente, variando desde o uso de calçados especiais para compensar a diferença, até cirurgias que modulam (reduzem) a velocidade de crescimento do membro inferior considerado maior até que se iguale ao menor, e alongamento ósseo com uso de fixação externa.

Resumo: a diferença de tamanho/comprimento entre os membros inferiores é considerada uma variação da normalidade e sem necessidade de tratamento cirúrgico se for menor do que 1-2 cm. As causas são variadas, desde uma doença congênita (da infância) até sequela pós-trauma/fratura acometendo os membros inferiores. O tratamento depende da discrepância, da causa e da idade do paciente, variando desde o uso de calçados especiais para compensar a diferença, até cirurgias que modulam (reduzem) a velocidade de crescimento do membro inferior considerado maior até que se iguale ao menor, e alongamento ósseo com uso de fixação externa. É preciso a avaliação de cada caso para escolha do tratamento.

​

​

Ainda ficou com dúvidas? Marque uma consulta ou deixe sua pergunta.

DESIGUALDADE DE MEMBROS INFERIORES

Areas of Expertise
bottom of page